Segundo o relatório do Oeko-Institut e da Rede de Ação Climática, cotado pela Zero (associação ambientalista), a obrigatoriedade de instalação de painéis solares nos edifícios novos e renovados em 2023, poderá ser uma hipótese para reduzir os preços de energia, “o aproveitamento da energia solar a nível da União Europeia (UE) tem de ser potenciado o mais rapidamente possível através da obrigatoriedade de instalação de painéis solares nos novos edifícios e nos edifícios renovados”.

Consoante o relatório, esta obrigatoriedade de instalação pretende reduzir os gastos energéticos, aumentar a segurança energética e ajudar a União Europeia a cumprir os objetivos climáticos.
Em Portugal, não existem estas medidas, no entanto, foi criada em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, a primeira Comunidade de Energia Renovável pela Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, começando assim a dar os primeiro passos nesta temática.

Segundo a Zero, no relatório, recomendam esta obrigatoriedade a todos os edifícios novos e com grandes obras de renovação já existentes, tanto públicos como privados, a partir de 2027.

Acompanhe mais em: No combate ao desperdício de energia e Aumento das energias a chegar.


Fonte: SuperCasa